ACESSE
O PORTAL
BIBLIOTECA
ONLINE
CONSULTA
DE DIPLOMA
PLATAFORMA
VIRTUAL (SAF)
Seg à Sex das 08:00 até as 21:00
e Sáb das 08:00 até 12:00
18/10/2021 08:27:00

Alunos do curso de arquitetura e urbanismo contam com escritório modelo para aprendizado

Autor: Juliana Gonzalez - Assessoria de Imprensa

Criado para atender o curso de Arquitetura e Urbanismo na disciplina de Estágio Supervisionado, o escritório modelo é a oportunidade do futuro arquiteto colocar em prática a teoria que aprendeu no decorrer do curso.

Acompanhados pelos professores, alunos do oitavo e décimo semestre desenvolvem projetos para instituições filantrópicas.

Como funciona

No final do ano de 2020, a Prefeitura Municipal de Sinop criou uma lei para atender os beneficiários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O intuito é disponibilizar projetos arquitetônicos de até 64 m² de forma gratuita para famílias de baixa renda.

Para ter direito ao atendimento no escritório Modelo é necessário ser cadastrado no CRAS, passar por entrevista para comprovação de renda, e então, receber o encaminhamento da assistência social.

Em seguida, os acadêmicos que realizam os atendimentos. É feito check list, briefing, o cliente é ouvido para que suas necessidades sejam atendidas.

De acordo com a professora Lays Moreno, cada família tem uma prioridade, “A prefeitura disponibiliza alguns modelos de planta baixa prontos que nem sempre atendem pois cada família tem uma necessidade diferente, por isso, nossos clientes são ouvidos”, explicou a professora.

Em um segundo encontro os estudantes apresentam o projeto para o beneficiário, se estiver tudo aprovado, é feito o projeto arquitetônico.

Todo projeto é feito dentro das norma e exigências do plano diretor de Sinop, a única despesa do cliente é com a taxa do Conselho de Arquitetura (CAU) na fase de aprovação do PRODEURBS.

Logo que passa pelo processo de correção e é aprovado, é emitido o alvará de construção.

Enquanto isso, dentro do escritório modelo, os alunos desenvolvem o projeto construtivo. Então são feitos todos os tramites necessários para que posteriormente seja liberada a construção.

Projetos

Os atendimentos iniciaram no final do ano passado com o objetivo de dar oportunidade dos alunos terem um contato direto com o cliente e saírem da faculdade conhecendo na prática todos os processos de liberação dos projetos.

 Desde quando iniciou já tem sete alvarás emitidos e mais cinco em fase de finalização faltando as correções e a assinatura do cliente para emissão do alvará de construção.

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

(65) 9 8464-0233